Padre Ivanor Macieski recebe Título de Cidadão Domfelicianense

09/05/2014 - 15h41min

Realizou-se no dia 30 de abril de 2014, as 20:00hs na Câmara Municipal de Vereadores a Sessão Solene para entrega do título de Cidadão Domfelicianense ao Padre Ivanor Macieski. Nascido em São Lourenço Do Oeste – SC, no dia 12 de abril de 1969, filho do casal Pedro e Maria Macieski, numa família de mais 05 irmãos, sendo um deles irmão gêmeo.

O Padre Ivanor chegou a nosso Município, após a sua ordenação que aconteceu no dia 09 de abril de 1994, quando foi designado para trabalhar na paróquia Nossa Senhora de Czestochowa aqui em Dom Feliciano, Diocese de Santa Cruz do Sul, onde permaneceu até o final do ano 2000. Durante esses 07 anos, o Padre Ivanor Macieski Contribuiu muito para o desenvolvimento de nosso Município. Podemos dizer que o Padre Ivanor realizou ações no Âmbito Religioso, Social e Humano-pessoal.

No Âmbito Religioso podemos destacar: seu dinamismo jovem e linguagem adequada, onde criou uma nova linha de comunicação com os fiéis na cidade e no interior durante as celebrações trazendo muita gente de volta a Igreja e a vida comunitária; Seu jeito simples de acolher e ouvir, aproximou e reorganizou a vida das comunidades visitadas todos os meses no interior e na cidade; Criou formação para lideranças, especialmente catequistas e ministros; organizou a vida das comunidades e criou outras 03 novas comunidades no interior do município; concluiu a construção da galeria paroquial, possibilitando assim, através dos alugueis, uma maior renda a comunidade; Reformou e ampliou o salão paroquial; Idealizou e criou o santuário de N. Sra. De Czestochova; Trouxe o quadro original da Polônia e promoveu oficialmente a abertura do Santuário; Reformou  a casa paroquial; Iniciou ou concluiu juntamente com as comunidades a construção de 07 capelas no interior do município, tais como: Lopo Neto, Evaristo, Datinha, Correia Neto, Linha Amaral, Cerro dos Coqueiros, etc. Criou Grupos de jovens, formação e retiro para os mesmos; Promoveu festivais, teatros e viagens para jovens, lideranças e pessoas da comunidade; Realizou mais de 200 casamentos, inúmeros batizados, eucaristia das crianças e sepultamentos das pessoas da comunidade.

Da mesma forma sabemos que o Padre Ivanor realizou várias ações em prol da comunidade no Âmbito Social, entre essas ações podemos citar a Fundação da Associação Pe. Constantino, para ser a mantenedora da Rádio Comunitária e a promotora de inúmeros eventos sociais na cidade e presidiu a mesma por muitos anos e através da Associação Pe. Constantino iniciou a Rádio Comunitária Integração FM, gerando informação e integração no município assim como emprego a muitos jovens; conduziu por muitos anos programas na Rádio Comunitária de informação, evangelização  e manutenção da cultura polonesa; Integrou a comissão pró asfalto de Dom Feliciano, participando as audiências com governadores e políticos para este fim; Liderou a luta e a reivindicação para que Dom Feliciano tivesse a torre de celular; Lecionou de forma voluntária na Escola Estadual Ensino Religioso, Sociologia e filosofia; Contribuiu para abertura do projeto Social no Bairro São Francisco juntamente com as Irmãs Bernardinas para acolher as crianças carentes; Denunciou injustiças, defendeu os direitos e promoveu a conscientização política das pessoas na comunidade; Promoveu e contribuiu para a manutenção dos trabalhos do Hospital São José, apoiando as atividades promovidas pelas Irmãs; Acolheu em Dom Feliciano a vista do Governador Olivio Dutra, vindo a seu convite na festa do Santuário; Por sua luta contra as injustiças sociais e pelos trabalhos junto a Rádio comunitária, enfrentou processos, dos quais foi em todos absolvido e perseguição, incluindo ameaças de morte.

Do mesmo modo não poderíamos deixar de citar algumas de suas obras no Âmbito humano pessoal onde realizou inúmeros atendimentos e orientações a pessoas, a casais e jovens em dificuldades; Prestou atendimento espiritual aos doentes nos hospitais e em seus lares; Confortou muitas pessoas em situações e momentos complicados da vida; Criou laços de amizade com inúmeras pessoas do município, tanto da cidade como interior.

A cerimônia, que se realizou no dia 30 de abril, contou com a presença de autoridades como Prefeito Municipal, Vereadores e um grande número de fiéis, amigos e admiradores do Padre Ivanor, o qual foi homenageado recebendo o título de cidadão domfelicianese. Em seu discurso o Padre agradeceu o carinho de todos, dizendo sentir-se privilegiado em receber tal título, mas ressaltou que suas obras não foram feitas em busca de reconhecimento, mas em busca do bem estar e desenvolvimento da comunidade Domfelicianense.